domingo, 24 de agosto de 2008

Histórico Skyraider


Em 1944 a Marinha Americana precisava de um substituto para o envelhecido Douglas. As funções da aeronave seriam similares: transporte de torpedos, escolta de longa distância e mergulhadores de mergulho. Adicionalmente o avião tinha de ser capaz de apoiar de perto as tropas no terreno e lutar contra seus rivais japoneses e alemães.
O sucessor Douglas para o Duntless era maior, mais pesado, mais forte e mais rápido (mesmo com uma velocidade máxima de 322 mph). O XBT2D fez o seu primeiro vôo em março de 1945, demasiadamente tarde para a Segunda Guerra. Foi apelidado de AD-1 em 1946 e já estava bem preparado para a ação no início da guerra da Coréia em 1950.
O Skyraider imediatamente ganhou elogios por sua potência em combate aproximado. Fortemente blindado e bem armado, ele poderia absorver os danos e possuía uma capacidade letal equipado com seus dois ou canhões de 20 mm, foguetes ou uma bomba de 8000 libras por aeronave.
Em um redesenho em 1951 é colocado um assento auxiliar na cabine dando ao avião a capacidade de dois pilotos. Essa outra configuração capacitou ao avião a transportar 12 passageiros ou 2000 quilos de carga. Eventualmente o skyraider foi fabricado em 28 variações específicas para diferentes missões.
Após a Guerra ocorria um excesso de armazenamento até que em 1960, quando AD-6s foram fornecidos a Força Aérea Sul-Vietnamita para substituir os seus F8F Bearcats. Em 1962 a marinha dos EUA recebeu da força aérea 150 aeronaves que estavam excedente. As aeronaves foram re-designadas onde as AS-5 tornou-se A1E, o AS-6 passou a se chamar A-1H e o AS-7 de A1-J. Foram operativos de porta-aviões ou baseados no sul do Vietnam e Tailândia. O Skyraider demonstrou valoroso no combate em vôo, bem como na busca e salvamento ou em missões em que ele ficava assolado por fogo para cobrir evacuações. Com o cessar fogo em 1973 alguns skyraider A-1S remanescentes foram enviados para a VNAF.



Texto adaptado da FineScale Modeler.
Traduzido por Gleison Lima / Sasha

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